terça-feira, 4 de outubro de 2016

Uber versus Taxis

Nos últimos tempos, a tensão entre a Uber e os Taxistas têm-se vindo a acentuar cada vez mais. Já houve protestos.
Mas em primeiros é preciso falar um pouco sobre a Uber. A Uber é uma empresa norte-americana de transporte urbano privado, que oferece um serviço idêntico ao táxi tradicional. Cinco anos após a fundação da Uber, a empresa foi avaliada (em Junho de 2014) no valor de 18,2 biliões de dólares.
Os Taxistas estão contra o Uber, por várias razões das quais eu gostava de salientar as mais importantes, dando a minha opinião.
Em primeiro lugar, os taxistas só podem apanhar os seus clientes na rua e usar as chamadas praças de táxis ao passo que os motoristas da Uber podem ir buscar os clientes ao local onde estes se encontram desde que façam uma reserva prévia através da aplicação da Uber. Os motoristas da Uber não podem usar as vias BUS, ao invés dos taxistas que a podem usar.
O número de Táxis numa cidade é limitado pela contingente municipal, sendo o preço acordado (taxímetro). Já no que diz respeito à Uber, a coisa muda drasticamente, isto porque, o número de viaturas da Uber é ilimitado e o preço definido pelo própria Uber.
A nível económico, a Uber  não tem qualquer beneficio fiscal, mas os tradicionais táxis tem alguns benefícios fiscais no Imposto Sobre Veículos (ISV), tais como isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) e a dedução de IVA de despesa do veículo (incluído nos combustíveis).
Na minha opinião, os Taxistas tem várias razões para estarem descontentes, uma vez que são profissionais e que possuem formação suficiente e pormenorizada em transportar as pessoas, e não os motoristas da Uber que, na sua maioria, só possuem a carta de condução de uma pessoa comum.

1 comentário:

  1. Gostei... podes ir ao meu blog que já o reactivei em

    http://inocentesmaspouco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...