sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Balanço de 2016

Na minha opinião, 2016 foi um ano muito positivo para Portugal, quer no desporto, na politica, quer na economia e nas finanças.
No que diz respeito ao desporto, a selecção portuguesa ganhou o Euro de 2016, que se realizou em França.
Na política, houveram vários acontecimentos que marcaram o ano que está prestes a acabar. Para começar, fez um ano que o actual governo do Partido Socialista (PS) tomou posse após as eleições do passado dia 04 de Outubro de 2015.
Também neste ramo, tivemos recentemente a eleição de António Guterres para Secretário das Nações Unidas (ONU).
Este ano, no que diz respeito a alguns assuntos internacionais, a coisa não é tão positiva quanto isso. Para começar, pelo número ainda significativo de atentados terroristas que ocorreram em várias cidades europeias. Também relacionado com este assunto, gostava de salientar que o número de mortes no Mediterrâneo é preocupante, uma vez que tem vindo a aumentar a cada mês que passa. A guerra na Síria tem estado a preocupar os lideres de todos os países europeus, americanos e asiáticos.
O Reino Unido fez um referendo para saber se os ingleses queriam permanecer ou sair da União Europeia (UE) e o resultado foi que a saída da UE foi a vencedora (com 67.2% dos votos, mais precisamente 17 378 581 votos), ficando assim este acto conhecido como Brexit. Meio ano após o escrutínio ainda há mais dúvidas do que certezas, uma vez que o Reino Unido ainda não activou o artigo 50, parágrafo 3 do Tratado da União Europeia, segundo o qual " Os Tratados deixam de ser aplicáveis (...) a partir da data de entrada em vigor da convenção de retirada ou, na sua falta, dois anos após a notificação (...), salvo se o Conselho Europeu (...) decida por unanimidade prorrogar este prazo."
Pessoalmente, espero que 2017 seja um ano melhor do que 2016 e que haja paz e saúde para toda a gente.
Aproveito para desejar a todos os leitores do meu blogger um feliz ano de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...