segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Fado

O Fado é um estilo musical tipicamente português. Geralmente, este género musical é cantado por uma só pessoa (o/a fadista) e é acompanhado por uma Guitarra Portuguesa e por uma Viola.
O VI Comité Intergovernamental da Organização Internacional (UNESCO), numa reunião organizada na cidade de Bali, Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011, considerou o Fado como Património Oral e Imaterial da Humanidade.
A palavra Fado teve origem na palavra Latina Fatum, que significa "Destino", dando origem a várias palavras na Língua Portuguesa, entre as quais Fada e Fadário.
Uma explicação popular para a origem de Fado remete-nos para os cânticos dos Mouros que permaneceram no Bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa, após a Reconquista Cristã, tendo evoluído com as descobertas marítimas para um significado que lhe reforça a ideia de "destino" e de "saudade".
Nos últimos anos, grandes vozes da Música Portuguesa ganharam vários prémios no estrangeiro. Um exemplo é o do fadista Carlos do Carmo que já ganhou o prémio Grammy Latino de Carreira, que lhe foi entregue numa cerimónia realizada em Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...