terça-feira, 25 de abril de 2017

25 de Abril - o que mudou 43 anos depois

Em quase meio século, Portugal mudou em vários aspectos, nuns positivamente e noutros negativamente. Para começar, a taxa de natalidade caiu praticamente para metade, mas em contra partida a qualidade de vida melhorou significativamente e o avanço da medicina aumentou em 12 anos a esperança média de vida dos portugueses. Com os números da natalidade a baixar, a população portuguesa tornou-se numa população envelhecida e, actualmente, as famílias têm menos filhos do que à 43 anos atrás.
No que diz respeito aos sectores primário e secundário, que antes da Revolução dos Cravos eram os que empregavam o maior número de trabalhadores, tendo o referido cenário alterado após o 25 de Abril de 1974 com o sector terciário o que mais postos de trabalho gera.
Outros indicadores que têm vindo a melhorar são a taxa de mortalidade infantil e o número de mortes em acidentes de aviação. Estes números têm sido reduzidos devido às medidas de segurança e aos diversos planos e estratégias que os governos portugueses têm vindo a tomar ao longo dos últimos anos.
Na minha opinião, o 25 de Abril foi um dia muito importante para Portugal, porque foi o dia a partir do qual o país saiu de uma ditadura e entrou numa democracia, tendo esta mudança melhorado todos os aspectos acima mencionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...